Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Os vícios que dói no ouvido


Ambiguidade

"No finalzinho do ano, almoçando num dos restaurantes mais caros de São Paulo, um tucano dos graúdos comentava com ares de indignada satisfação como havia mudado a turma do PT". (articulista da imprensa)

Ora, o contexto nos levará à compreensão de que, no entanto, do ponto de vista gramatical, permite também essa interpretação.

O vilão dessa história é o verbo "mudar", que tanto pode ser um intransitivo (verbo que não depende de complemento, ex: "alguém mudou", ou seja, "transformou-se") como transitivo direto (verbo que precisa de complemento, "uma pessoa mudou outra").

Vejamos: se tal tucano fosse o reponsável pela transformação da "turma do PT" (o verbo "mudar" seria, então, transitivo direto), a palavra "como" ali estaria para indicar o modo como ele teria empreendido tal façanha e seria essa a informação importante do fragmento. Na interpretação adequada à intenção do autor, o tucano apenas demostra seu espanto diante de uma situação que constata, ou seja, a de que a "turma do PT" mudou e, nesse caso, a palavra "como" tem valor exclamativo, deixando de denotar a idéia de modo. A informação relevante agora é representada pela oração exclamativa inteira "como a turma do PT mudou")

Para evitar toda essa confusão bastaria alterar da expressão "a turma do PT", pois, na ordem direta (a mais usual), o sujeito fica antes do verbo. Assim: " No finalzinho do ano, almoçando num dos restaurantes mais caros de São PAulo, um tucano dos graúdos comentava com ares de indignada satisfação como aturma do PT havia mudado".

Nenhum comentário: